Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Triglicerídeos Alto: 7 Alimentos para Reduzi-los

A dieta para triglicerídeos alto envolve a redução de carboidratos refinados e gorduras ruins. Veja dicas de como melhorar seus índices de triglicerídeos!

Josebel Pacheco

A salada de vegetais compões a dieta para triglicerídeos alto. (Imagem: Canva)

Na verdade, as triglicérides são uma reserva de energia em forma de gordura e fazem parte do nosso metabolismo. Porém, se tornam um problema quando estão em altas quantidades, pois aumentam os riscos de aparecimento de doenças do coração. Por isso, é importante fazer dieta para triglicerídeos alto.

A dieta para triglicerídeos alto deve sempre prever um consumo controlado de carboidratos, e a troca do tipo de carboidrato sempre preferindo os integrais. Além disso, deve ser uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e gorduras saudáveis, como o azeite de oliva.

Claro, que algumas pessoas, devido estar muito altas as triglicérides no sangue, acabam necessitando de uma medicação e acompanhamento. No entanto, ainda assim vão precisar fazer dieta para triglicerídeos alto. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como mudar a alimentação para reduzir as triglicérides.

A salada de vegetais compões a dieta para triglicerídeos alto. (Imagem: Canva)
A salada de vegetais compões a dieta para triglicerídeos alto. (Imagem: Canva)

Alimentos permitidos na dieta para triglicerídeos alto

O primeiro passo na hora de definir uma alimentação para reduzir os triglicerídeos é avaliar o consumo de alimentos industrializados, com altos índices de gorduras, açúcares e sódio.

Caso, sua alimentação tenha como base esses alimentos, inicie fazendo a troca dos alimentos industrializados pelos alimentos naturais. Agora vamos listar 7 classes de alimentos que não podem faltar na sua dieta para triglicerídeos altos. Vejamos quais são eles:

1. Bebidas

Chá e sucos naturais, água natural, água de coco e chás com propriedades antioxidantes, podendo ser adicionado cúrcuma ou canela;

2. Carnes magras e proteínas

Uma dieta com proteína auxilia no controle da saciedade ajudando na perda de peso, inclusive uma dieta cetogênica pode contribuir, também, no controle do triglicerídeo, desde que seja bem feita. Só que em relação aos triglicerídeos altos, é necessário privilegiar o consumo de carnes magras como frango e pode ser usado peixes, pois possuem uma gordura saudável. Além disso, temos o ovo, que é uma excelente proteína.

3. Cereais integrais

Ao invés de usar alimentos com farinha de trigo branca, comece a trocar pela farinha integral. Também substitua o arroz e a massa branca pelos integrais. Em relação ao pão, além de preferir o integral, busque aquele que tem adição de sementes, como chia, linhaça, Quinoa, semente de girassol e gergelim.

4. Frutas e verduras

São excelentes fontes de fibras, além de não trazer prejuízo ao colesterol, vão auxiliar no controle do intestino.

5. Oleaginosas (castanha, nozes, amendoim e amêndoas)

Esses frutos secos são muito saborosos e possuem gorduras boas (especialmente ômega 3), fibras solúveis e antioxidantes que reduzem a absorção de colesterol no intestino, aumentando a saúde cardiovascular. Além das oleaginosas, as sementes como: chia, linhaça, abóbora e girassol, também possuem essa função.

6. Óleos saudáveis, como de azeite de oliva e linhaça

São óleos cheios de ômega 3, que é uma gordura que exerce um papel cardioprotetor, através da redução de lipogênese hepática, contribuindo de forma significativa para a redução dos triglicérides.

7. Peixes gordos, como o salmão, atum e sardinha

Os peixes também são ricos em gorduras saudáveis e por isso devem ser incluídos na dieta com mais frequência. Porém, lembre-se de se afastar dos preparos fritos, busque usar os assados, grelhados ou ensopados.

Do mesmo modo, é necessário buscar uma alimentação saudável e fazer uma dieta para triglicerídeos alto, é preciso incluir na rotina a prática de alguma atividade física. Porque, os exercícios realizados com frequência melhoram a circulação sanguínea, e ativa o fluxo sanguíneo nos vasos e isso evita que gorduras se acumulem neles.

Alimentos que precisam ser evitados

Além de saber os alimentos que precisam ser incluídos para uma dieta para triglicerídeos alto, é necessário entender quais são os alimentos que você deve evitar no dia a dia. Veja abaixo a lista:

O consumo de carne com gordura eleva o triglicerídeo.
O consumo de carne com gordura eleva o triglicerídeo. (Imagem: Canva)
  • Carnes com gordura aparente ou consumo de aves com pele – essas gorduras presentes são fontes de gordura saturada que são fatores de risco tanto para o aumento das triglicérides, como do colesterol ruim (LDL).
  • Embutidos como chouriço, presunto, salsicha, mortadela e salame – possuem grande quantidade de gorduras e são cheios de sódio e conservantes.
  • Leite e derivados integrais e com gordura – o leite de vaca e iogurte, não precisam ser excluídos da dieta, mas você deve fazer a troca do integral pelo desnatado. Assim como, deve ser evitado o uso de queijos amarelos, podendo ser dada a preferência para ricota e queijo minas.
  • Alimentos industrializados, como pizza, batata frita, hambúrguer e alimentos congelados – são produtos cheios de gordura e conservantes.
  • Pão branco, biscoito, arroz e macarrão branco – os farináceos refinados de forma geral são um problema para os triglicérides elevado, pois são compostos por farinha de trigo branca, que é um carboidrato refinado.
  • Bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja e champanhe – são bebidas com bastante carboidrato podendo elevar o acúmulo de gordura no corpo.

Conclusão

Por fim, a dieta para triglicerídeos alto deve prever uma alimentação saudável e equilibrada. Excluindo os alimentos refinados e ricos em gordura saturada. Portanto, utilize carboidratos integrais, laticínios com redução de gordura e as carnes magras.

Além disso, estabeleça uma rotina frequente de atividade física, podendo iniciar com caminhadas. Consuma no mínimo 2 litros de água e evite o máximo que puder bebidas gaseificadas e alcoólicas. Fazendo isso, além de controlar os índices de triglicerídeos, sua saúde vai melhorar e seu peso também!

Josebel Pacheco de Oliveira é Nutricionista formada pela Universidade Vale dos Sinos – Unisinos com CRN2 - 12962 - Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil pela Faculdade AVM, Pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui formação em Primeiros socorros e Avaliação de Desempenho, além disso participou da preparação do Curso Alimentação Saudável na Infantil pela CCEIBE. Atua no atendimento clínico individual e em grupo, com diferentes faixas etárias.

Contato