Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 Fatos Interessantes Sobre os Efeitos do Café no Organismo

Sabia que o consumo moderado de café está associado a um menor risco de desenvolvimento de várias doenças crônicas. Saiba mais!

Josebel Pacheco

Café uma das bebidas mais consumidas no mundo.

O café é uma das bebidas mais populares e consumidas em todo o mundo. Seja para começar o dia com energia, socializar com amigos ou simplesmente desfrutar de um momento relaxante, é uma bebida, com um lugar especial em nossas vidas.

Além de seu sabor rico e aroma tentador, também tem efeitos interessantes em nosso organismo. Na sequência, vamos explorar cinco fatos fascinantes sobre os efeitos do café em nosso corpo e mente.

1) Estímulo mental e aumento da concentração

Você provavelmente já experimentou a sensação de alerta e clareza mental após tomar uma xícara de café pela manhã. Isso ocorre porque o café contém cafeína, um estimulante natural que afeta o sistema nervoso central.

Quando consumimos essa bebida, a cafeína é absorvida rapidamente pela corrente sanguínea e, em seguida, transportada para o cérebro, onde atua como um antagonista do receptor de adenosina.

Dessa forma, esse mecanismo bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que inibe a atividade cerebral, resultando em maior alerta, melhora da concentração e aumento da capacidade de memória.

2) Aceleração do metabolismo e aumento da queima de gordura

Outro fato interessante sobre o café é que ele pode ajudar na perda de peso e no gerenciamento do peso corporal. A cafeína presente tem propriedades termogênicas, que deixa o corpo mais ativo e por isso, estimula a queima de mais calorias.

Além disso, o café também pode estimular a lipólise, a qual é a quebra de gordura no tecido adiposo, tornando-a disponível como fonte de energia. No entanto, é importante ressaltar que o consumo excessivo não substitui uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

3) Melhora do desempenho físico e redução da fadiga

Muitos atletas e entusiastas do fitness consomem café antes dos treinos, e há uma boa razão para isso. A cafeína pode estimular o sistema nervoso central, aumentando a produção de adrenalina, um hormônio que prepara o corpo para ação. Isso pode resultar em melhor desempenho físico, aumento da resistência e redução da fadiga.

Além disso, também pode ajudar a diminuir a percepção de esforço, permitindo que você treine por períodos mais longos e com mais intensidade.

4) Proteção contra doenças crônicas

Estudos científicos têm demonstrado que o consumo moderado está associado a um menor risco de desenvolvimento de várias doenças crônicas. Por exemplo, o consumo pode ajudar a reduzir o risco de doenças como diabete tipo 2, doença de Parkinson e certos tipos de câncer, como o câncer de fígado e colorretal.

Embora os mecanismos exatos ainda não sejam totalmente compreendidos, os antioxidantes como os ácidos clorogênicos, podem desempenhar um papel importante na proteção do organismo contra danos oxidativos e inflamações, que são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas.

Acredita-se que os compostos bioativos, como os polifenóis, possam ajudar a melhorar a função endotelial, reduzir a inflamação e modular os níveis de lipídios no sangue, contribuindo para a saúde do coração.

5) Efeito positivo do café no bem-estar mental

Além de seus efeitos estimulantes, o café também pode ter um impacto positivo no bem-estar mental. Estudos sugerem que o consumo moderado está associado a um menor risco de depressão e um efeito antidepressivo leve.

Acredita-se que a cafeína atue como um estimulante do sistema nervoso central, promovendo a liberação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que estão relacionados ao humor e à sensação de prazer.

No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa pode reagir de forma diferente à cafeína, e o consumo excessivo da bebida, pode levar a pode levar a sintomas de ansiedade e dificuldades de sono em algumas pessoas.

Nesse sentido, também é fundamental avaliar a presença de doenças pré-existentes, como hipertensão e diabete mellitus, para que se possa definir a quantidade ideal de cafeína para cada pessoa. Já que, no caso de você apresentar alguma dessas doenças, deve controlar o consumo, não ingerindo muito mais que 2 xícaras, por dia.

Conclusão

Por fim, o café é muito mais do que uma simples bebida saborosa, pois pois seus efeitos estimulantes no sistema nervoso, aceleração do metabolismo, proteção contra doenças crônicas, melhora do desempenho físico e impacto positivo no bem-estar mental são fatos fascinantes que nos fazem apreciar ainda mais essa bebida.

No entanto, é importante lembrar que esses benefícios estão associados ao consumo moderado. Por isso, é recomendado consultar um profissional de saúde para determinar a quantidade adequada para você, levando em consideração sua saúde geral e possíveis condições pré-existentes.

Desfrute de uma xícara de café com moderação e aproveite todos os seus efeitos benéficos no organismo.

Josebel Pacheco de Oliveira é Nutricionista formada pela Universidade Vale dos Sinos – Unisinos com CRN2 - 12962 - Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil pela Faculdade AVM, Pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui formação em Primeiros socorros e Avaliação de Desempenho, além disso participou da preparação do Curso Alimentação Saudável na Infantil pela CCEIBE. Atua no atendimento clínico individual e em grupo, com diferentes faixas etárias.

Contato