Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

7 Mitos Sobre Emagrecimento que Você Precisa parar de Acreditar

É importante deixar de acreditar em mitos que cercam o emagrecimento e buscar informações baseadas em evidências científicas. Saiba mais!

Josebel Pacheco

Há muitos mitos sobre emagrecimento que você não sabe.

Na busca por um estilo de vida mais saudável e um corpo em forma, muitas pessoas se veem presas a crenças e mitos que podem comprometer seus esforços de emagrecimento. É hora de desmistificar essas ideias equivocadas e descobrir a verdade por trás delas.

Na sequência, vamos apresentar os 7 mitos sobre emagrecimento que você precisa parar de acreditar.

Há muitos mitos sobre emagrecimento que você não sabe.
Há muitos mitos sobre emagrecimento que você não sabe. (Imagem: Canva)

1. Cortar todas as gorduras da dieta é a melhor maneira de emagrecer

Muitas pessoas acreditam que cortar todas as gorduras da dieta é a solução para perder peso. No entanto, nem todas as gorduras são prejudiciais, pois existem as gorduras saudáveis.

As gorduras saudáveis, como as encontradas em abacates, castanhas e azeite de oliva, são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Essas gorduras saudáveis são importantes para a absorção de vitaminas e minerais, além de proporcionarem sensação de saciedade.

Assim também, são responsáveis pela regulação hormonal, então quando não há o consumo adequado de gorduras, pode ocorrer disfunções no corpo.

2. Pular refeições é uma forma eficaz de emagrecer

Pular refeições pode parecer uma estratégia para reduzir o consumo de calorias, mas na realidade, isso pode prejudicar seu metabolismo e causar desequilíbrios no organismo.

Quando você pula refeições, seu corpo entra em modo de conservação de energia, o que leva a uma redução na queima de calorias. Além disso, quando você fica com fome, é provável que acabe exagerando nas próximas refeições. O ideal é fazer refeições balanceadas ao longo do dia, com alimentos nutritivos.

3. Os carboidratos são os vilões do emagrecimento

Muitas dietas populares sugerem a redução ou a eliminação dos carboidratos para emagrecer. No entanto, os carboidratos são uma importante fonte de energia para o corpo. A chave está em escolher carboidratos complexos e integrais, como grãos, cereais e vegetais, que fornecem fibras e nutrientes essenciais e participam de forma significativa da saciedade.

Evite os carboidratos refinados, como açúcares e farinhas brancas, de rápida absorção e podem levar ao ganho de peso.

4. Os sucos detox são a solução para o emagrecimento rápido

Os sucos detox se tornaram populares como uma forma rápida de perder peso. No entanto, eles não são uma solução milagrosa para emagrecer, visto que alguns sucos detox são ricos em vitaminas e antioxidantes, muitos deles contêm excesso de açúcar, o que pode levar ao ganho de peso.

Além disso, eles geralmente não fornecem proteínas e fibras suficientes para uma alimentação equilibrada. Uma abordagem mais saudável é incluir sucos naturais como complemento a uma dieta balanceada.

5. Exercícios de baixa intensidade.

Exercícios como caminhadas leves ou alongamentos, certamente têm seus benefícios, mas quando se trata de queimar calorias e emagrecer, exercícios de alta intensidade são mais eficazes.

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês) tem mostrado resultados promissores no aumento do gasto calórico e no estímulo ao metabolismo, mesmo após o término do exercício.

Nesse sentido, exercícios de alta intensidade tendem a preservar a massa muscular, o que é importante para manter um metabolismo saudável e eficiente.

6. As dietas da moda são a chave para emagrecer rapidamente

As dietas da moda prometem resultados rápidos e dramáticos, mas, geralmente, elas são insustentáveis ​​e pouco saudáveis a longo prazo. Essas dietas, muitas vezes, restringem severamente grupos alimentares inteiros, o que pode levar a deficiências nutricionais e problemas de saúde.

Além disso, o peso perdido durante essas dietas é geralmente recuperado assim que a pessoa volta a comer normalmente. Em vez disso, é melhor optar por uma abordagem equilibrada e sustentável, que inclua alimentos variados e nutritivos em quantidades adequadas.

7. Emagrecer significa passar fome o tempo todo

Balança com uma fita de medidas e uma maçã.
Balança com uma fita de medidas e uma maçã. (Imagem: Canva)

Muitas pessoas acreditam que emagrecer é sinônimo de passar fome o tempo todo, mas essa é uma ideia equivocada. A chave para o emagrecimento saudável está em criar um déficit calórico moderado e sustentável.

Ou seja, consumir menos calorias do que se gasta, mas ainda assim fornecendo ao corpo os nutrientes necessários. Uma abordagem equilibrada, com refeições balanceadas e lanches saudáveis, pode ajudar a controlar a fome e promover a perda de peso gradual e duradoura.

Conclusão

Portanto, é importante deixar de acreditar em mitos que cercam o emagrecimento e buscar informações baseadas em evidências científicas.

Cortar todas as gorduras, pular refeições, eliminar os carboidratos, confiar apenas em sucos detox, optar por exercícios de baixa intensidade, seguir dietas da moda e passar fome o tempo todo são ideias que podem comprometer seus objetivos de emagrecimento.

Logo, o melhor caminho é escolher uma abordagem equilibrada, com uma alimentação saudável, exercícios adequados e um estilo de vida sustentável.

Consultar um profissional de saúde, como um nutricionista e um educador físico, pode ser muito útil nesse processo, pois eles podem fornecer orientações personalizadas e embasadas em conhecimentos atualizados.

Lembre-se de que cada pessoa é única e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. O emagrecimento saudável envolve paciência, consistência e mudanças de hábitos a longo prazo. Ao abandonar esses mitos, você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos, melhorar sua saúde e bem-estar em geral.

Josebel Pacheco de Oliveira é Nutricionista formada pela Universidade Vale dos Sinos – Unisinos com CRN2 - 12962 - Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil pela Faculdade AVM, Pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui formação em Primeiros socorros e Avaliação de Desempenho, além disso participou da preparação do Curso Alimentação Saudável na Infantil pela CCEIBE. Atua no atendimento clínico individual e em grupo, com diferentes faixas etárias.

Contato