Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gasto Calórico: Como Saber a Necessidade Energética Total do Dia?

O gasto calórico é o valor total que seu organismo precisa para se manter funcionando durante o seu dia. Saiba mais!

Josebel Pacheco

Gasto calórico: tablete mostrando a quantidade de calorias diárias de uma alimentação equilibrada.

O gasto calórico diário e a redução de peso, apesar de serem assuntos relacionados, são coisas completamente diferentes. Claro, que para quem tem o objetivo de emagrecer precisa ter uma noção de quanto necessita por dia, para assim adequar seu consumo de alimentos.

O gasto calórico é o valor total que seu organismo precisa para se manter funcionando durante o seu dia. Esse gasto está ligado a atividades simples como respirar e manter os órgãos fazendo suas funções, como, por exemplo, o coração ficar bombeando o sangue.

Além disso, esse gasto calórico está relacionado às atividades de trabalho e exercícios físicos realizados no dia. Hoje queremos te ensinar como mensurar seu gasto diário e mostrar o segredo para reduzir peso de forma eficaz e saudável.

Gasto calórico: tablete mostrando a quantidade de calorias diárias de uma alimentação equilibrada.
Gasto calórico: tablete mostrando a quantidade de calorias diárias de uma alimentação equilibrada. (Imagem Canva)

Qual a relação entre o gasto calórico e a perda de peso?

As calorias que estão presentes nos alimentos que consumimos, são nossas aliadas no processo de manutenção da vida. Pois, são elas que mantêm nosso corpo funcionando, cada atividade do nosso dia, seja realizada de forma voluntária ou involuntária, utiliza uma quantidade de calorias.

Desse modo, saber quanto seu corpo gasta para se manter em funcionamento é imprescindível, especialmente se você busca manter seu peso. Ou até mesmo para você que deseja fazer redução de peso.

A conta é bem básica, se você gasta quantidade x de calorias para se manter vivo, e acaba consumindo muito mais calorias do que essa quantidade gasta. Certamente, vai ter calorias sobrando e seu corpo vai entender que precisa guardar essa energia em forma de gordura.

Sendo assim, você acaba aumentando seu peso. Então, se o seu objetivo é reduzir peso de forma saudável, você precisa eliminar esse acúmulo de gordura, especialmente a gordura localizada, devido ao excesso de calorias. Mas como vai fazer isso?

Muito simples! Descobrindo qual a quantidade de calorias precisa em seu dia e consumindo um pouco a menos. Esse processo é chamado de déficit calórico, o principal responsável pela diminuição de peso!

Nesse sentido, vale destacar que há uma diferença entre o gasto energético diário e a TMB (taxa de metabolismo basal). Porque, essa taxa se refere às calorias que necessitamos para nos mantermos saudáveis.

Como calcular o gasto energético total?

O primeiro passo é entender como descobrir a TMB, definida pela OMS por meio de critérios, como: sexo, idade e peso. Abaixo deixamos separadas as fórmulas por idade e sexo:

  • Idade de 18 a 30 anos – sexo masculino: (0,063 x peso em kg + 2,896) x 239 = calorias gastas no dia. Sexo feminino: (0,062 x peso em kg + 2,036) x 239 = calorias gastas no dia;
  • Idade de 31 a 40 anos – sexo masculino: (0,063 x peso em kg + 2,896) x 239 = calorias gastas no dia. Sexo feminino: (0,062 x peso em kg + 2,036) x 239 = calorias gastas no dia.
Calculadora de gasto calórico diário.
Calculadora de gasto calórico diário. (Imagem: Canva)

Por meio desse cálculo, você descobre sua taxa basal, mas para obter o emagrecimento você vai precisar realizar mais atividades. Quando você faz atividade física deve multiplicar sua TMB por fatores de atividade, que são:

  • atividade leve – Homens 1,5, Mulheres 1,6;
  • atividade moderada – Homens 1,8, Mulheres 1,6;
  • atividade intensa – Homens 2,1, Mulheres 1,8.

A partir daí, sim, consegue obter seu gasto calórico diário e entender se está consumindo mais calorias que deve ou não.

Para você que pretende promover um déficit calórico para poder diminuir peso. A dica é investir em mais atividades físicas, especialmente aquelas de alta intensidade, ou até mesmo uma caminhada já é capaz de auxiliar na redução de peso.

Sendo assim, você vai utilizar mais calorias no seu dia, pois na média para reduzir 1 kg de peso é necessário queimar mais ou menos 7 mil calorias.

Claro que, não basta fazer muita atividade física e seguir comendo proporcional a esse gasto calórico. Além de inserir uma rotina de exercícios, você deve procurar se alimentar de forma saudável, reduzindo as porções de cada refeição.

Lembrando que o melhor caminho é procurar um nutricionista, que além de calcular seu gasto calórico vai te dar uma dieta saudável, baseada em seus hábitos alimentares, estilo de vida e objetivos.

Conclusão

Em síntese, saber quantas calorias seu corpo gasta para manter sua rotina diária, te ajuda a ver como seu peso está refletindo em relação ao seu consumo alimentar. Até porque, não há como estabelecer um déficit calórico saudável, sem que você saiba qual o seu gasto energético.

Conheça seu gasto energético diário, mude sua rotina de alimentação, insira atividades físicas que estimulem seu corpo a gastar mais energia e perceba a mudança em seu corpo a cada dia! Priorize sempre seu bem-estar!

Josebel Pacheco de Oliveira é Nutricionista formada pela Universidade Vale dos Sinos – Unisinos com CRN2 - 12962 - Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil pela Faculdade AVM, Pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui formação em Primeiros socorros e Avaliação de Desempenho, além disso participou da preparação do Curso Alimentação Saudável na Infantil pela CCEIBE. Atua no atendimento clínico individual e em grupo, com diferentes faixas etárias.

Contato