O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno mental que afeta milhares de pessoas mundialmente. É um transtorno grave que afeta a qualidade de vida, causando prejuízos e às vezes até incapacitando a pessoa com essa condição.
Além disso, é caracterizado por pensamentos intrusivos, repetitivos e angustiantes, conhecidos como obsessões, bem como comportamentos repetitivos e rituais chamados compulsões, o transtorno compulsivo-obsessivo (TOC) acomete cerca de 2,5% da população mundial. No Brasil são mais de 4 milhões de pessoas vítimas do transtorno TOC.
A seguir, saiba mais detalhes sobre o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), desde suas causas e sintomas até as opções de tratamento disponíveis.
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio de ansiedade que se manifesta por meio de obsessões e/ou compulsões. As obsessões são pensamentos intrusivos indesejados e persistentes que invadem a consciência contra a vontade da pessoa, gerando estado de ansiedade excessiva.
As obsessões também podem vir na forma de imagens, palavras, números que insistentemente se repetem na mente em que a pessoa não consegue controlar, causando desconforto e sofrimento.
Compulsões são ações ou comportamentos repetitivos realizados em resposta às obsessões para aliviar essa ansiedade. Esses pensamentos e comportamentos podem consumir uma quantidade significativa de tempo e interferir nas atividades diárias da pessoa afetada.
Os portadores do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), tem a constante sensação de que eles precisam realizar esses atos ou algo terrível pode acontecer com eles próprios, ou com outras pessoas. São comportamentos que na maioria das vezes a pessoa com o TOC não consegue resistir.
Quais são as possíveis causas?
Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno, suas causas exatas ainda não são totalmente compreendidas, abaixo segue alguns fatores que devem ser considerados:
I) Fatores biológicos
Acredita-se que geneticamente se um membro da família tem TOC, as chances de outros parentes também desenvolverem a condição pode ser maior.
II) Neurotransmissores
Os desequilíbrios químicos no cérebro também são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dos sintomas.
III) Trauma e Estresse
Traumas ou situações estressantes podem desencadear o início do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em algumas pessoas. A resposta do corpo ao estresse pode desempenhar um papel na manifestação dos sintomas.
IV) Fatores Ambientais
Exposição a ambientes que favorecem a obsessão por limpeza ou perfeição, por exemplo, pode influenciar o desenvolvimento do TOC em algumas pessoas.
Sintomas presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
Vale lembrar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, abaixo destacamos alguns dos mais comuns:
1) Obsessões
As obsessões no transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) podem envolver uma ampla gama de temas, como preocupações com germes, medo de ferir alguém, pensamentos religiosos intrusivos ou necessidade de simetria. Segue abaixo alguns exemplos:
- Medo de contaminação
- Pensamentos intrusivos e indesejados
- Dúvidas constantes
- Preocupações com a ordem e simetria
- Necessidade de perfeição
2) Compulsões
São as ações que a pessoa portadora do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) realiza em resposta às obsessões, para aliviar o estado de ansiedade. Esses comportamentos podem incluir:
- Lavar as mãos excessivamente
- Verificar repetidamente portas e janelas
- Sentar e levantar, estalar os dedos um número de vezes
- Organizar objetos de maneira específica com critérios e regras
- Evitar certos lugares ou situações
- Compulsões mentais como, rezar e contar palavras mentalmente.
3) Impacto na qualidade de vida
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas portadoras do transtorno. Os sintomas podem causar prejuízos como, consumir tempo e energia, dificultar a sua rotina diária como na realização de tarefas e prejuízo social, ou seja, nos relacionamentos. Podendo levar a sentimentos de frustração, depressão e isolamento social.
Se você se identificou com alguns dos sintomas mencionados acima, não deixe de procurar ajuda de um médico psiquiatra.
Qual critério de avaliação e tratamento?
O diagnóstico é realizado pela avaliação de um profissional de saúde mental, que examinará os possíveis sintomas e histórico da pessoa, visando identificar se há obsessões e compulsões, e quanto tempo do dia da pessoa é gasto com essas compulsões. O quanto da vida pessoal, profissional e social da pessoa está comprometida por conta do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Após diagnosticado os sintomas, inicia-se o tratamento personalizado conforme a gravidade do transtorno. O tratamento envolve dois profissionais de saúde, o psiquiatra e o psicólogo, que podem optar pelas seguintes abordagens de tratamento:
1. Remédios
O profissional médico psiquiatra pode prescrever remédios, o que ajudará no alívio dos sintomas do TOC. Eles podem ser usados em conjunto com a terapia.
2. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
O psicólogo pode entrar de preferência com a TCC, uma forma eficaz de tratamento para mudanças de comportamento, o que reduziria os efeitos do TOC. Ela auxilia os indivíduos a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e comportamentos compulsivos.
A exposição com prevenção de resposta é uma técnica comum usada na TCC para ajudar as pessoas a enfrentar suas obsessões e lidar com seus medos. O psicólogo irá ajudar a pessoa portadora do TOC a reconhecer os pensamentos e emoções que estão desencadeando os comportamentos, para que ele possa combater esses comportamentos repetitivos.
3. Terapia de Grupo e Apoio
Participar de grupos de apoio ou terapia de grupo com outras pessoas que enfrentam o TOC pode ser benéfico. Isso permite que os indivíduos compartilhem experiências e estratégias de enfrentamento.
4. Estilo de Vida Saudável
Adaptar-se a um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e práticas de redução do estresse, também pode ajudar a controlar os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Conclusão
Em resumo, o transtorno obsessivo-compulsivo é uma condição mental caracterizada por obsessões e compulsões, que impactam na vida de milhares de pessoas. Existem tratamentos e a pessoa portadora do transtorno, ao seguir as orientações do médico e o tratamento adequado, pode levar uma vida mais equilibrada desempenhando suas atividades normalmente como outra pessoa qualquer.