Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

10 Alimentos que Prejudicam a Saúde e Devem ser Evitados

Para obter uma vida saudável é importante evitar alimentos que prejudicam a saúde. Conheça aqui quais são esses alimentos!

Josebel Pacheco

Biscoitos recheados: um dos alimentos que prejudicam a saúde.

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter uma alimentação saudável e buscam evitar os alimentos que prejudicam a saúde. Até porque cada vez mais crescem os números de pessoas que sofrem com o sobrepeso e a obesidade. Que são fatores que acarretam problemas de saúde como pressão alta e diabete.

Sabe-se que uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para a manutenção da saúde. No entanto, a rotina e a busca por praticidade podem se tornar obstáculos para uma vida saudável, visto que o uso de alimentos industrializados pode ser um problema.

Hoje, vamos abordar em específico os 10 alimentos que prejudicam a saúde e que atrapalham sua busca por um estilo de vida saudável. Fique conosco e entenda o que deve evitar. Boa leitura!

Biscoitos recheados: um dos alimentos que prejudicam a saúde.
Biscoitos recheados: um dos alimentos que prejudicam a saúde. (Imagem: Canva)

Quais os alimentos que prejudicam a saúde?

Antes de qualquer coisa é fundamental entender que uma alimentação saudável é composta por equilíbrio. Pois, o que determina um estilo alimentar saudável é a porção e a frequência que você come determinados alimentos.

Por exemplo, chocolate não é um alimento que possa estar na sua rotina diariamente, mas eventual em porção pequena não vai te trazer prejuízos. Dito isso, vamos conversar sobre os alimentos que prejudicam a saúde, se forem consumidos com muita frequência ou em grandes porções.

Muitos desses produtos, até são vendidos com um apelo de serem saudáveis, mas são tão cheios de conservantes, corantes e aditivos, que acabam prejudicando a saúde. Abaixo listamos os 10 alimentos que prejudicam a saúde e estão impedindo você de ter uma alimentação saudável.

Alimentos processados e ultraprocessados

Os alimentos processados e ultraprocessados, são produtos compostos por vários aditivos e excesso de açúcares e adoçantes e por isso são considerados alimentos que prejudicam a saúde. Porque, promovem ganho de peso e aumentam os riscos para desenvolvimento de doenças crônicas.

Além disso, no geral são produtos cheios de gordura saturada e sódio, aumentando muito o risco para o aparecimento de hipertensão e colesterol sanguíneo alto. Que são fatores de risco para doenças cardíacas.

Então, os 10 alimentos que prejudicam a saúde e que não devem ser consumidos frequentemente, são:

1) Balas e guloseimas em geral – ricas em açúcar e por isso, acabam sendo muito procuradas como forma de belisco. Onde a gente perde a noção da porção e acaba consumindo muito açúcar sem perceber;

2) Biscoitos recheados – cheios de açúcares e corantes, chama muito a atenção das crianças, se apresenta como um lanche rápido, mas vai prejudicar sua glicose. Não deve ser usado todos os dias;

3) Chocolates – especialmente os ao leite são muito calóricos, com presença de gordura hidrogenada e muito açúcar. Se você é fã de chocolates, procure usar aqueles que possuem mais cacau, pois o cacau tem um efeito protetor para o coração;

4) Macarrão instantâneo – possui no geral o dobro da quantidade de sódio que deveria e porção muito grande de gordura. Usar ele todos os dias certamente vai atrapalhar sua saúde e pode colaborar para o aumento do peso;

5) Produtos congelados (lasanhas, pizzas, nuggets, hambúrgueres, etc.) – para ficar saboroso a indústria acaba investindo bastante na adição de gordura e sódio, um risco para saúde cardiovascular;

6) Salgadinhos – é um petisco muito calórico e cheio de sódio, além do risco para a pressão, pode aumentar muito a retenção de líquidos;

7) Sorvete – é uma combinação perigosa de açúcar e gordura. Quando consumido em excesso e muito frequente, aumenta o risco de diabete, colesterol alto e por consequência entupimento de vasos sanguíneos;

8) Salsichas, salame, mortadela – embutidos de forma geral, são alimentos bastante calóricos e ricos em sódio, trazendo risco para a pressão arterial e também para o aumento do colesterol. Quando mais você evitar esse tipo de alimento, melhor;

Salsicha um dos alimentos industrializados que prejudicam a saúde.
Salsicha um dos alimentos industrializados que prejudicam a saúde. (Imagem: Canva)

9) Sopas prontas – os legumes ficam todos desidratados, perdendo um pouco da composição nutricional, e a adição de glutamato e outros conservantes, podem ser fator de risco para desenvolvimento de câncer. Prepare você mesmo sua sopa, usando somente legumes e temperos naturais;

10) Sucos de pacote – possuem um valor nutricional muito baixo e acabam sendo ricos em açúcar, aditivos e corantes. Aumenta o risco de sobrepeso e pode até mesmo causar reações alérgicas com o passar do tempo.

O grande impasse aqui é que a compra deste tipo de alimentos que prejudicam a saúde, acaba sendo mais prática, pois nem sempre conseguimos ter uma alimentação totalmente natural.

Então, o conselho é focar nos rótulos e procurar pela opção com menos ingredientes, mais limpa de aditivos e conservantes. Além de ficar de olho, na quantidade de açúcares, gorduras e calorias. 

Alimentos fritos também atrapalham a alimentação saudável?

Infelizmente, sim! Os alimentos fritos, se forem consumidos com muita frequência, podem prejudicar sua busca pela alimentação saudável. Porque, a alta quantidade de gordura trans interfere nas quantidades de colesterol no sangue, sendo um risco para hipercolesterolemia (colesterol alto).

Uma excelente opção, é preparar sua própria comida saudável em casa, optando por fazer a troca da gordura na hora de preparar, usando o azeite de oliva, como também optar por grelhar, assar ou fazer no vapor.

Conclusão

Enfim, para ter uma alimentação saudável, evite consumir diariamente os alimentos industrializados. Dê preferência para uma alimentação natural, baseada no consumo de cereais integrais, frutas, verduras, legumes e carnes magras. Veja também: alimentos saudáveis e não saudáveis.

Além disso, quando for comprar produtos industrializados, esteja sempre atento aos rótulos, observando a quantidade de gordura, açúcares e sódio. Muita quantidade desses ingredientes vai prejudicar sua saúde.

Por isso, evite ao máximo os alimentos que prejudicam a saúde, especialmente, se seu objetivo é a perda de peso. Ah! Não esqueça que uma vida saudável também requer a prática frequente de atividades físicas! Mude sua alimentação, faça atividade física e ganhe saúde!

Josebel Pacheco de Oliveira é Nutricionista formada pela Universidade Vale dos Sinos – Unisinos com CRN2 - 12962 - Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil pela Faculdade AVM, Pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui formação em Primeiros socorros e Avaliação de Desempenho, além disso participou da preparação do Curso Alimentação Saudável na Infantil pela CCEIBE. Atua no atendimento clínico individual e em grupo, com diferentes faixas etárias.

Contato