O gosto por lanches prontos do tipo fast food é cada vez mais recorrente entre as pessoas, especialmente os hambúrgueres. Quando elas decidem ter uma alimentação mais saudável, abandonar esse lanche se torna um sacrifício.
Mas, será mesmo necessário ficar sem comer hambúrguer, só porque você quer se alimentar melhor? Ou ainda quando está fazendo uma dieta para perder peso? Aqui temos uma boa notícia: você pode comer hambúrguer natural!
O principal ponto é descobrir como tornar esse lanche o mais saudável possível e não tão calórico. A fim de impedir que ele te atrapalhe no seu processo. Vamos entender como?!
1. Faça você mesmo seu hambúrguer natural
Comer em casa sempre é uma opção mais controlada para quem deseja perder peso. Porque, quando você mesmo prepara a refeição, consegue ter certeza que não há adição de gordura em exagero e pode fazer modificações para reduzir as calorias.
Até porque, você pode caprichar em produtos que são mais saudáveis. Sempre optando por carnes magras e modo de preparo menos gorduroso, como assados e grelhados.
2. Tome cuidado com os molhos
Sempre que se pensa em comer hambúrguer já vem aquela ideia de adicionar maionese ou um molho de queijo. O problema disso, é que são alimentos bem calóricos e podem atrapalhar quem está de dieta.
Uma boa substituição, é usar um molho feito de iogurte desnatado e mostarda, assim você consegue saborear e não pecar em relação às calorias. Ou ainda, fazer uma maionese com requeijão light, ovo cozido e vinagre.
3. Troque a batata frita do acompanhamento
As frituras de modo geral são muito calóricas e pouco saudáveis. Porém, para você não ficar sem o acompanhamento, que tal trocar essa batata frita pela assada na airfryer. Elas vão ficar sequinhas, crocantes e super saborosas.
A dica aqui, também é reduzir o sal na hora de temperar as batatas utilizando pimenta e orégano.
4. Não esqueça de colocar salada
O uso das saladas em qualquer prato aumenta o consumo de fibras, sendo elas muito importantes no emagrecimento já que promovem saciedade. Então, para ajudar você a não sentir aquela necessidade de exagerar na quantidade de hambúrguer, capriche nas folhas de alface e rúcula.
Além disso, adicione cenoura, tomate e pepino. Assim vai ficar um big sanduíche, que vai te saciar muito mais rápido.
5. Tipos de pão para um hambúrguer natural
Em relação ao pão, vale a pena utilizar aqueles que são integrais, pois são mais saudáveis e ricos em fibras. Então, você pode usar:
- Pão de hambúrguer com farelo de aveia;
- Pão de hambúrguer com farinha integral;
- Pão integral com mel;
- Pão integral preto.
Até aqui você viu várias dicas, mas sobre a parte principal do hambúrguer ainda não falamos. Veja abaixo sobre os tipos de carnes que podem ser usadas.
6. Tipos de recheio para compor seu lanche natural
Abaixo separamos algumas dicas para deixar o recheio mais saudável, observe:
Hambúrguer de gado
Se você é do tipo que mesmo de dieta não abre mão da carne vermelha no hambúrguer natural, não tem problema! Basta que você faça uma seleção de cortes magros, como:
- Alcatra;
- Coxão duro;
- Patinho.
Hambúrguer de frango
Agora, se você quer uma opção mais leve, faça uso da carne de frango. Lembre-se sempre de retirar a pele, pois nela se concentra boa parte da gordura. A dica aqui é abusar de temperos naturais para dar um sabor diferenciado ao frango.
O corte ideal para esse hambúrguer natural de frango seria o peito, com uso de farelo de aveia para dar a liga. Mas, sabemos que muitas pessoas acham o peito muito seco. Por isso, dá para usar a sobrecoxa.
Além disso, é uma boa opção acrescentar cenoura e abobrinha ralada a preparação, porque são ricas em nutrientes e vão te ajudar na saciedade.
Hambúrguer de peixe
Outra opção de carne para o hambúrguer natural é o uso do peixe. Já que é uma carne branca, rica em gorduras boas e nutrientes. Além disso, esse tipo de hambúrguer pode ser preparado no vapor, pois seu tempo de cozimento é inferior ao das outras carnes.
Os tipos de peixe mais indicados aqui são:
- Atum;
- Badejo;
- Merluza;
- Salmão;
- Tilápia.
Para temperar você pode utilizar cebolinha, manjericão, alho, coentro, pimenta e cúrcuma. Mas, cuidado com a adição de sal, pois é uma carne que fica facilmente salgada.
Porém, se você é vegetariano, as opções que citamos de carne não te atendem. Pensando nisso, separamos 2 tipos de hambúrguer natural abaixo que são sem carne.
Hambúrguer de soja
A dica aqui é comprar a proteína de soja e fazer a hidratação correta dela. Lembrando que deve ser hidratada em água morna, sempre usar 3x mais do que a quantidade de soja. Para dar a liga no hambúrguer pode fazer uso da farinha de arroz ou de trigo integral.
Nesse tipo de hambúrguer você deve investir bastante no uso de temperos naturais, especialmente pimenta do reino, páprica, orégano, louro em pó e alho.
Hambúrguer de cogumelos
Outra opção interessante para usar na dieta é o hambúrguer de cogumelos. Os cogumelos mais utilizados são:
- Shitake;
- Shimeji;
- Paris;
- Portobello.
Vale destacar aqui, que como o cogumelo é rico em água, você deve evitar deixá-lo de molho ou lavar com muita água corrente. Além do mais, é uma boa opção usar grãos como lentilha ou grão de bico para dar a textura de hambúrguer.
Receita de hambúrguer natural
Aqui separamos uma receita fácil, para que você mesmo faça seu hambúrguer natural:
Ingredientes:
- Carne moída (patinho) 400g;
- Farelo de aveia 4 colheres de sopa;
- Sal 1 e ½ colher de chá;
- Cebola ralada ½ unidade média;
- Cenoura ralada 1 unidade média.
Modo de Preparo:
- Em uma tigela misture todos os ingredientes, até obter uma massa homogênea;
- Modele 6 hambúrgueres e disponha em uma forma untada com azeite de oliva. Asse em forno médio 180°C, por 30 minutos.
Aproveite essas dicas e coma seu hambúrguer natural, não saia da dieta e seja feliz!